A Junta de Extremadura reafirmou o compromisso com o sector agroalimentar regional ao apoiar a nova imagem de marca de Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) Dehesa de Extremadura, apresentada num acto celebrado na Finca El Toril de Mérida. Ao evento assistiram o conselheiro de Gestão Florestal e Mundo Rural, Ignacio Higuero, o director geral de Agricultura e Pecuária, José Manuel Benítez, o presidente da D.O.P.. Francisco Espárrago e o presidente de Caja Rural de Extremadura, Urbano Caballo.
Durante a sua intervenção, Higuero sublinhou o reconhecimento internacional do "jamón ibérico" amparado por esta D.O.P., fruto de uma rastreabilidade rigorosa que garante a máxima qualidade. O conselheiro manifestou o apoio do Executivo regional presidido por María Guardiola a todas as acções orientadas para defender o montado, a denominação de origem e, por extensão, produtores pecuários e agricultores da extremadura.

Francisco Espárrago, presidente da D.O.P., assinalou que o ibérico é um pilar fundamental para a economia de Extremadura, e que a nova imagem representa um passo estratégico para aumentar a projecção e valor dos produtos de montado no mercado espanhol. A renovação visual da marca procura ligar com o consumidor actual sem perder a essência de uma tradição centenária.
A D.O.P. Dehesa de Extremadura é um referencial nacional e internacional na produção de "jamón ibérico de bellota", graças a um ecossistema único e a práticas pecuárias sustentáveis que contribuem para o equilibrio ambiental e desenvolvimento rural da região.
26 de Março de 2025/ Junta de Extremadura/ Espanha.
https://www.juntaex.es